20 Jun 2023
A Bioeconomia Florestal surge como uma área dinâmica e promissora para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos países, nomeadamente em casos como Portugal onde existem importantes áreas florestais e onde os seus recursos podem ser utilizados localmente de forma sustentável para dinamizá-los economicamente . crescimento, promovendo a conservação ambiental e enfrentando os desafios prementes do nosso tempo. Esta abordagem inovadora tenderá inevitavelmente a integrar várias vertentes e elementos interligados, incluindo tecnologias avançadas, dinâmicas de mercado e práticas sustentáveis, enquadradas em políticas que tendam a dar conta da valorização de produtos e serviços comerciais como o Mercado de Carbono e Serviços.
Em tempos desafiantes para as sociedades, a bioeconomia florestal apresenta-se como uma área de desenvolvimento atrativa e transformadora, apontando-nos para um futuro cheio de expectativa, inovação, entusiasmo e também uma certa incerteza própria de tempos de mudança que são também tempos de oportunidade. , como novos mercados para produtos e serviços derivados da floresta.
Alavancando tecnologias avançadas, aproveitando oportunidades de mercado e adotando práticas sustentáveis, a bioeconomia florestal pode abrir caminho para um futuro mais sustentável e próspero, no qual as florestas servirão de base para uma bioeconomia próspera.
Convidamos você a participar e discutir essas questões no Seminário Bioeconomia Florestal em tempos desafiadores: tecnologias, mercados e políticas, que acontecerá no dia 20 de junho na Fundação Cupertino de Miranda.