Apresentação

interreg

Biotecfor promove a bioeconomia e a economia circular.

O projeto BIOTECFOR, dinamizado pela FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, AFG - Asociación Forestal de Galicia, INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e CTAG - Centro Tecnológico de Automoción de Galicia, tem como objetivo aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais. Recorrendo a sistemas robóticos inteligentes para a recolha e processamento de biomassa e procurando novas aplicações para novos materiais, promove a bioeconomia e a economia circular na região do Norte de Portugal e Galiza.

Os recursos florestais são dos principais recursos naturais do Norte de Portugal e da Galiza. Apesar do elevado potencial, é necessário otimizar os processos ao longo da cadeia de valor. O BIOTECFOR dá resposta a estas necessidades, adotando modelos e processos de produção de energias renováveis e outras formas de valorização, identificando novas aplicações e desenvolvendo técnicas e tecnologias inovadoras.

O BIOTECFOR pretende capacitar os atores, identificar novos bionegócios, desenvolver ferramentas e tecnologias inovadoras de aproveitamento e valorização dos recursos florestais, o que impulsionará uma gestão sustentável dos espaços florestais e induzirá uma maior rentabilidade da atividade florestal e uma diminuição dos riscos de incêndio.

BIOTECFOR+

O projeto BIOTECFOR+ nasceu dos resultados e experiências adquiridas durante o projeto BIOTECFOR, capitalizando soluções para a valorização dos recursos florestais do Norte de Portugal e da Galiza, e formando o consórcio 3 dos 4 parceiros BIOTECFOR: CTAG (Centro Tecnológico Automóvel da Galiza), Forestis (Associação Florestal de Portugal) e AFG (Associação Florestal da Galiza).

O resultado a ser capitalizado é o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias inovadoras no uso dos recursos florestais. Assim, os objetivos deste projeto, graças às ações propostas, centram-se no aumento da competitividade do setor florestal, contribuindo para aumentar o crescimento socioeconómico das zonas rurais da região e reduzir o risco de incêndios através da conceção de um novo modelo . de negócios graças à valorização de resíduos florestais em novas aplicações.

Projeto Biotecfor

Objetivos

Esta operação tem como principal objetivo aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia e da economia circular no espaço transfronteiriço de cooperação Galiza – Norte de Portugal.


Promover o desenvolvimento de novas cadeias de valor sustentáveis, de baixo carbono, mais eficientes na utilização dos recursos através da utilização de matérias-primas endógenas florestais, em particular o uso da biomassa florestal para a produção de bioenergia e novos produtos como elementos chave para o crescimento inteligente desta euroregião.

Objetivos gerais:

  • Promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras no aproveitamento e utilização da biomassa florestal de forma a permitir uma maior eficácia na utilização dos recursos naturais (associados aos espaços florestais, que representam 53% e 64% do território, respetivamente na Galiza e no Norte de Portugal) e na eficiência das cadeias de valor;
  • Influenciar a capacitação das empresas e dos empresários do setor, aumentado o seu nível de competitividade, atuando ao nível da eficiência dos processos produtivos, de exploração e transformação dos recursos florestais;
  • Aumentar a capacidade crítica dos atores e aproximar esta região às regiões europeias em que o aproveitamento dos recursos florestais é mais competitivo e eficiente;
  • Criar novas sinergias entre atores chave com diferentes valências e interesses, no âmbito das questões técnicas silvícolas, através de entidades representativas do setor produtivo florestal e das ligadas às questões tecnológicas e de inovação, pela participação de centros de investigação e inovação;
  • Contribuir para o aumento da competitividade geral da euroregião, a partir da utilização racional e eficiente dos seus recursos endógenos , respondendo aos grandes desafios societais e contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia dos recursos florestais, em linha com o objetivo específico definido nesta prioridade de investimento.

Atividades

A1 - Enquadramento estratégico e tendências regionais e europeias dos recursos florestais endógenos na bioeconomia

Estudo e análise do setor florestal e dos recursos florestais da Região Norte Portugal – Galiza e o seu enquadramento nos documentos Estratégicos Europeus, Nacionais e Regionais no que respeita à contribuição do setor para a criação de valor na lógica da Bioeconomia e da Economia Circular.

A2 – Aproveitamento dos recursos naturais endógenos florestais na lógica da bioeconomia

Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento de novas cadeias de valor sustentáveis, de baixo carbono e mais eficientes em termos da utilização dos recursos quer para a produção de bioquímicos, biomateriais e bioenergia ou novos serviços.

A3 – Equipamentos e inovação tecnológica

Nesta atividade prevê-se o desenho e gestão de cadeias de abastecimento de biomassa,  a identificação do estado de arte dos equipamentos para recolha e processamento e a criação de um roadmap para a inovação, o desenvolvimento de soluções tecnológicas para novas utilizações dos recursos florestais endógenos, a adaptação de máquinas atuais para fins de recolha e processamento de biomassa e o desenvolvimento de uma experiência piloto para a recolha de biomassa florestal e resíduos florestais.

A4 – Transferência de tecnologia e capacitação dos agentes

Dinamização de visitas a parcelas de demonstração de modelos silvícolas mistos de produção de lenho/biomassa, workshops, reuniões e divulgação.

A5 – Gestão e Coordenação

Esta atividade inclui a coordenação, gestão de projeto e respetiva avaliação através da apresentação de relatórios sucessivos de acompanhamento.

A6 – Comunicação

Desenvolvimento de produtos de comunicação com o propósito de dar a conhecer e transmitir o conhecimento produzido no âmbito do projeto. Para tal foi produzido um logótipo (marca) do projeto, folhetos, expositor (roll-up), website, publicações e várias participações em feiras setoriais.

Duração e financiamento

Programa de Apoio

Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP)

Eixo prioritário

Prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais

Eixo temático

Proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos

Montante total elegível

1.267.417,51 €

Montante FEDER

950.563,13 €

Duração

48 Meses

Período de execução

01/01/2016 a 30/09/2020

Área Geográfica

O projeto irá incidir de forma transversal na região Norte de Portugal e Galiza, constituído por um território marcadamente rural (com 76% da sua superfície), onde é relevante a dinâmica do setor. A área de cooperação tem uma importância significativa nas atividades do setor primário, pouco especializadas, com baixa incorporação de inovação e tecnologias, realizadas por pessoas com poucas qualificações, com reflexos no VAB. Nesta perspetiva, o projeto BIOTECFOR terá um papel relevante na qualificação dos atores e na promoção de soluções inovadoras que possam contribuir para dinamizar o setor florestal que apresenta um elevado potencial de contribuição para o desenvolvimento socioeconómico da região, tendo em conta que é um território muito fértil em recursos endógenos.